Governança
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Nossa atuação em Governança Corporativa visa apoiar as empresas na criação e operacionalização de um conjunto de regras e procedimentos que objetivam assegurar que as decisões sejam tomadas de forma a otimizar o desempenho de longo prazo das empresas.

Possui 4 pilares básicos:

  • Equidade
  • Transparência
  • Prestação de Contas
  • Responsabilidade Corporativa

Nossos trabalhos em Governança Corporativa podem ser executados nas seguintes modalidades:

 

Implantação da Estrutura de Governança
  • Criação do Conselho de administração (Deliberativo ou Consultivo) e elaboração do regimento de funcionamento.
  • Criação dos Comitês de Assessoramento ao Conselho e elaboração do regimento de funcionamento.
  • Criação linhas de defesa que atuarão como instancias de Governança (Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance e Auditoria Interna), definindo escopo de atuação, papeis e responsabilidades e modelo de operação.
Elaboração de Acordo de Acionistas
  • Mediação de reuniões e alinhamento de interesses entre acionistas para elaboração do acordo de acionistas, determinando os deveres, direitos e as responsabilidades dos detentores de ações da empresa, englobando tópicos prioritários na relação de equilíbrio entre os sócios, tais como:
    • Regras de sucessão.
    • Regras para atuação de herdeiros e cônjuges.
    • Regras e limites para negociação de ações.
    • Critérios para admissão de novo sócio e/ou saída de Sócio.
    • Política de dividendos.
    • Procedimentos para resolução de conflitos (ex.: Mediação e arbitragem), entre outros.
Elaboração de Politicas de Alçada

Elaboração de politica considerando poderes de tomada de decisão e aprovação através da fixação de responsabilidades e limites de cada posição de gestão na estrutura da Empresa, envolvendo prioritariamente alçadas para transações que envolvam recursos orçamentários e financeiros, mas também outras ações como aprovação de parcerias, promoções de profissionais, PLR a ser pago, entre outros.

Os objetivos e funções básicas das alçadas de aprovação são:

      • Definir regras a serem seguidas para as aprovações.
      • Determinar limites de aprovações.
      • Determinar responsabilidades.
      • Prever tratamento de eventuais exceções.

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