Auditoria e Consultoria Contábil

Auditoria das demonstrações contábeis:

Serviço com o objetivo de oferecer maior credibilidade para as demonstrações financeiras de uma empresa, com a emissão do relatório dos auditores independentes, geralmente, para atender usuários externos da empresa auditada.

Revisão limitada das demonstrações contábeis:

Trabalho de revisão de reportes periódicos ou anuais de forma a avaliar se os critérios contábeis adotados estão de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade para necessidades específicas das companhias, com procedimentos mais superficiais do que uma auditoria das demonstrações contábeis. Também é realizada, geralmente, para atender usuários externos da empresa auditada.

Laudos contábeis:

Emissão de laudos a valor contábil para fins de suporte para reorganizações empresariais (incorporação, fusão, cisão, etc. de empresas).

Due diligence contábil:

Serviços de apoio no processo de compra de empresas ou unidades de negócios a partir de trabalhos que envolvem revisão e análise das demonstrações contábeis e das operações do vendedor, empregando procedimentos de auditoria previamente acordados com o comprador; o enfoque do serviço é o de conhecer os negócios do vendedor e aconselhar o comprador sobre possíveis problemas e oportunidades que possam influenciar o preço da compra e/ou as operações futuras.

Revisão contábil:

Revisão dos saldos patrimoniais e de resultado da contabilidade em uma determinada data base, a fim de verificar possíveis erros.

Consultoria Contábil

 

Novo padrão contábil brasileiro:

Conversão e preparação das demonstrações financeiras conforme as novas normas de contabilidade no Brasil, que entraram em vigor desde 2008 e continuam sofrendo modificações até os dias atuais.

Estruturação do setor de contabilidade:

Elaboração de plano de contas, análise das rotinas do departamento contábil, elaboração de procedimentos de rotinas para o setor.

Suporte na convergência para as normas internacionais de contabilidade (IFRSs):

Conversão e preparação das demonstrações contábeis conforme as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRSs, sigla em inglês para “International Financial Reporting Standards”), o padrão internacional de contabilidade.

Preparação das demonstrações financeiras e notas explicativas:

Preparar as demonstrações financeiras e notas explicativas de acordo com os IFRSs/CPCs.

Preparação de empresas para serem auditadas:

Preparação de empresas através da realização de diagnóstico, preparação de plano de ação e implantação de soluções para remediação dos pontos (gaps) identificados.

Contribuintes conseguem afastar efeitos da Lei nº 14.789/2023

Em 29.12.2023, foi publicada a Lei nº 14.789/2023, resultado da conversão em lei da Medida Provisória nº 1.185/2023, que conferiu um novo tratamento fiscal para as subvenções concedidas pela União, Estados, Distrito Federal ou Municípios para implantar ou expandir empreendimento econômico. Em vista disso, a partir de janeiro/24, empresas detentoras das subvenções sofrerão mudanças nas regras de tributação federal em relação os benefícios decorrentes do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

Fale Conosco

8 + 9 =

SP

Alameda Terracota, nº 215 – Conjunto 802. São Caetano do Sul – SP

Tel: 11 4266-0887

CEP: 09531-190

 

BA

Rua Frederico Simões, 447 – CEO Salvador Shopping. Torre Londres – Sala 1201

Tel: 71 3017-3778

CEP: 41820-020

 

AM

Rua Belo Horizonte, 19. Sala 1404 - Ef. The Place. Manaus - AM

Tel: 92 3071-8580

CEP: 69057-060

 

 

Acta Consultores