Auditoria interna: como modernizá-la e obter melhores resultados?

20 de junho de 2022

Diante do aumento da competitividade e do dinamismo no mercado, as empresas têm buscado formas de incrementar os níveis de eficiência em suas operações, otimizando custos e exponencializando resultados, de forma a garantir mais solidez em um cenário econômico cada vez mais desafiador.

Deste modo, é necessário implementar uma Auditoria Interna que assegure não apenas a conformidade e licitude dos processos de negócio, mas também o cumprimento das metas e o retorno do investimento.

Assim, é importante que a Auditoria Interna caminhe juntamente à Governança Corporativa visando agregar valor no alcance dos objetivos estratégicos das Companhias.

A Auditoria Interna, além de apoiar na melhoria dos indicadores operacionais das Companhias, impacta na melhoria de sua imagem perante o mercado, uma vez que também é responsável por contribuir com estratégias de Gerenciamento de Riscos e Compliance.

Portanto, uma Auditoria Interna alinhada às novas exigências de mercado potencializa sua visibilidade e capacidade de atrair investimentos. 

 

O que é Auditoria Interna?

 

A Auditoria Interna é uma atividade independente de avaliação dos processos de negócio das empresas, sejam eles processos operacionais, estratégicos ou de back-office.

Seu objetivo é analisar a eficiência e eficácia dos processos de forma a atestar o seus níveis de maturidade e de contribuição para o atingimento dos objetivos das Companhias, além de apurar a integridade das informações contábeis, fiscais e financeiras e seu reflexo nos demonstrativos. Deste modo, é possível mitigar riscos de ocorrência de irregularidades, desalinhamento dos processos à gestão e perdas financeiras por ineficiências das atividades.

Quando a Auditoria Interna detecta eventuais problemas, é criado um plano de ação que possibilita à empresa alcançar suas metas a partir de uma metodologia sistêmica e disciplinada com definição de recursos e prazos para que os aperfeiçoamentos sejam efetuados.

São realizadas rodadas de follow-up de forma a verificar as ações tomadas e se estão em conformidade com as recomendações realizadas. Assim, existe uma visão de melhoria contínua para os processos de negócio. Os principais resultados são:

  • mitigação dos riscos;
  • maior eficácia e eficiência nos processos de negócio;
  • alinhamento aos objetivos estratégicos da Companhia;
  • melhoria contínua; e
  • contribuição efetiva aos resultados alcançados.

 

O papel do auditor moderno nas organizações

 

Além de assegurar que as melhores práticas financeiras e operacionais sejam aplicadas aos processos de negócio, o auditor moderno precisa dar total suporte à direção da empresa, tornando-se um conselheiro que contribui para as tomadas de decisão nos níveis estratégicos do negócio. 

Em outras palavras, o auditor moderno deve desenvolver uma visão global sobre os pontos fortes e pontos de melhoria da empresa e como estes se relacionam com os objetivos organizacionais.

É fundamental que ele conheça profundamente a dinâmica do mercado e saiba interpretar os resultados obtidos na realização dos trabalhos de auditoria. Desta forma, as recomendações incluídas nos planos de ação gerarão real valor para a Companhia, acionistas e demais stakeholders.

Assim, o papel da Auditoria Interna não está mais restrito a apenas fiscalizar, analisar e reportar informações sobre os processos de negócio, mas também contribuir com o aprimoramento da Governança Corporativa e elevação das vantagens competitivas da organização.

 

Importância da Auditoria Interna

 

A Auditoria Interna é indispensável para manter a eficiência operacional e a confiabilidade nos dados financeiros e contábeis da Companhia.

Ela, juntamente com os processos de Gestão de Riscos, Compliance e Controles Internos da organização, constituem uma estrutura de Governança que visa contribuir para que os objetivos estratégicos corporativos sejam alcançados  de forma eficaz e com otimização de recursos.

Na prática, a Auditoria Interna é uma atividade objetiva e projetada para melhorar os processos de negócio. Ao monitorar e revisar continuamente estes processos, o auditor interno recomenda ações para otimizar a eficiência e eficácia da organização como um todo.

Uma Auditoria Interna também ajuda a reduzir o risco de ocorrência de fraudes, garantindo que, caso uma seja identificada, um plano de remediação ocorra em tempo hábil. 

Mais especificamente, a atuação do auditor permite à empresa uma visão independente sobre os seus processos, objetivando sua melhoria contínua, além de assegurar a mitigação dos riscos do negócio.

 

Como modernizar a Auditoria Interna de uma empresa?

 

Em um cenário de negócios cada vez mais complexo, é necessário que as equipes de Auditoria Interna expandam suas habilidades para atender aos novos desafios. 

Deste modo, o domínio de novos conhecimentos, práticas e ferramentas torna-se imprescindível para a  realização dos trabalhos  de forma a agregar valor à corporação.

A Auditoria Interna precisa acompanhar a evolução dos processos de negócio nas organizações. Atualmente, existe uma grande transformação digital em curso nos negócios, seja ela desde a implementação de um sistema ERP e diminuição da realização das atividades de forma manual até a aplicação de ferramentas de Data Analytics, Inteligência Artificial ou Machine Learning.

Assim, além da convergência dos trabalhos de auditoria à estratégia corporativa, também é necessária uma forte atualização em relação às novas ferramentas de tecnologia aplicadas aos processos de negócio.

A adequação às novas exigências da Auditoria Interna, em muitos casos, é um processo de difícil execução para as Companhias.

Desta forma, para este trabalho de modernização, a melhor estratégia é a contratação de uma consultoria especializada. Com um time de especialistas versado e atualizado nas melhores práticas de auditoria, a Companhia passará por um processo fluido de adaptação.

Na ACTA, sua empresa conta com a terceirização de todas as etapas do trabalho de Auditoria Interna, que será executado com excelência e integridade.

Caso o objetivo de sua empresa não seja terceirizar a função, é possível contratar outras modalidades de serviço como a co-gestão, a modernização, a estruturação da área interna, o outsourcing de recursos ou o controle de qualidade da sua Auditoria Interna.

É importante citar que a ACTA também presta serviços nas frentes auxiliares à Auditoria Interna, como Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance. Possuímos soluções integradas de forte geração de valor para a Governança Corporativa da sua empresa.

Para garantir a excelência dos serviços prestados, a ACTA utiliza abordagens modernas como: Auditoria Interna “Agile”; Analytics para Auditoria; Auditoria Interna 3.0; e Riscos Cibernéticos, com aplicação de ferramentas específicas desenvolvidas para cada tema.

Para saber mais, entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 94996-0305 ou navegue pelo nosso site: www.acta.com.br

Leia também…

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Fale Conosco

7 + 3 =

SP

Alameda Terracota, nº 215 – Conjunto 802. São Caetano do Sul – SP

Tel: 11 4266-0887

CEP: 09531-190

 

BA

Rua Frederico Simões, 447 – CEO Salvador Shopping. Torre Londres – Sala 1201

Tel: 71 3017-3778

CEP: 41820-020

 

AM

Rua Belo Horizonte, 19. Sala 1404 - Ef. The Place. Manaus - AM

Tel: 92 3071-8580

CEP: 69057-060

Acta Consultores